Tempo bom com ´eventos isolados de chuva´ no litoral neste fim de semana

Final de semana vai dar praia
Arquivo JBO

 

As condições do tempo na Bahia continuam influenciadas por uma massa de ar quente e seco, que deixa o céu ensolarado e sem chuva na maior parte da Bahia, conforme previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para este final de semana. Esse sistema contribui para manter a temperatura elevada em todas as regiões, com os maiores índices no oeste, São Francisco, norte, sudoeste e nordeste, onde a máxima pode chegar aos 38ºC.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde a temperatura também continua em elevação (mínima de 21°C e máxima de 31°C), o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro, com pouca chance de chuva, ainda segundo o boletim meteorológico do Inema.

Em algumas áreas do estado, a massa de ar também está influenciando a umidade relativa do ar, principalmente no oeste, São Francisco, norte, Chapada Diamantina e sudoeste. Nessas regiões, os índices poderão chegar a níveis preocupantes (em torno de 30%), o que aumenta a chance de queimadas ou mesmo do surgimento de novos focos de incêndio.

Com base em orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o meteorologista Heráclio Alves explica que os níveis mínimos de umidade relativa do ar - considerados normais - devem ficar em torno dos 60%.  Abaixo disso, precisam ser redobrados os cuidados com a saúde, principalmente as pessoas que sofrem de problemas respiratórios.

Mesmo com a atuação da massa de ar quente e seco, nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste são esperados os menores índices de temperatura do estado, com mínima entre 15ºC e 18°C, e máxima, que continua em elevação, podendo chegar aos 35°C, principalmente no meio da tarde.

No Recôncavo e sul baiano, onde a influência da massa de ar tem menor intensidade, é a umidade vinda do Oceano Atlântico que ainda deixa o céu parcialmente nublado a claro. Eventos isolados de chuva fraca também estão previstos para as localidades mais próximas ao litoral da região sul, que poderão ocorrer com mais frequência a partir de amanhã, quando uma frente fria avança pelo litoral do sudeste brasileiro.

Maré e radiação ultravioleta - Desta sexta-feira até domingo (4 a 6), a maré deverá atingir altura máxima em torno das 03h30 e 15h30, variando de 2,1 a2,5 metros. Já a altura mínima deverá ocorrer por volta das 09h30 e das 21h30, oscilando de 0,1 a0,2 metro. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo alcançar 1,5 metro.

Ainda segundo o Inema, uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, da elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs), o que está previsto para o final de semana.

Os IUVs deverão variar de 12 a 13, o que, segundo a OMS, fazem parte da categoria de intensidade ‘extrema’, sendo necessário maior cuidado quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve.